segunda-feira, 15 de junho de 2026
PBL 12 - Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais no Ensino
domingo, 14 de junho de 2026
Chegamos à reta final — e o mapa é de cada um de vocês
Olá pessoal. Tudo bem com todos?
Estamos chegando ao fim de um percurso longo, intenso e (espero que concordem muito significativo. A disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino está se aproximando de sua última estação, e é hora de olhar para trás, contemplar o território percorrido e registrar o que esse caminho produziu em cada um de vocês.
Para encerrar com a profundidade que o percurso merece, peço que realizem uma última postagem no e-portfólio individual, e dessa vez, o objeto de reflexão é vocês mesmos.
O que espero dessa postagem?
Quero que cada um escreva uma postagem que contemple três movimentos:
- Uma autoavaliação — sobre seu próprio envolvimento, aprendizagens e desenvolvimento ao longo da disciplina.
- Uma avaliação da disciplina — sua estrutura, metodologia, conteúdos, desafios e possibilidades.
- Uma avaliação do professor — com honestidade, generosidade e respeito. Essa é uma parte que levo muito a sério (quem me conhece sabe disso) e que contribui diretamente para a minha própria formação.
Algumas questões para nortear (mas não aprisionar) a sua escrita:
Para quem precisar de um ponto de partida, ofereço cinco perguntas. Elas não são um roteiro obrigatório; são apenas lampejos para acender a reflexão. Cada um é livre para seguir seu próprio caminho, escrever do jeito que quiser, trazer o que fez mais sentido, incomodou mais, surpreendeu mais.
1. O que você carrega daqui?
Que aprendizagem, conceito, experiência ou inquietação desta disciplina você sente que realmente ficou e que pode transformar sua prática docente e investigativa?
2. Como você avalia o seu próprio percurso?
Olhando para sua participação nos PBLs, para as postagens no e-portfólio, para as leituras e produções: o que você fez bem? O que deixou a desejar? O que faria diferente?
3. O que a disciplina acertou — e o que ela poderia fazer diferente?
Seja sobre a metodologia PBL, os temas abordados, o ritmo, as atividades ou o uso do e-portfólio como instrumento: o que funcionou para você? O que poderia ser repensado?
4. Como você avalia a atuação do professor?
Fique à vontade para ser honesto. O que contribuiu para a sua aprendizagem? O que precisaria mudar? Houve momentos em que a mediação foi insuficiente, excessiva ou desalinhada com o que você precisava?
5. Que tipo de professor ou professora você quer ser a partir daqui?
Se este percurso tocou em algo da sua identidade docente, da sua relação com as tecnologias, com a pesquisa ou com os estudantes, vale registrar esse movimento — mesmo que ainda seja uma pergunta em aberto.
Não há formato certo, ok! Pode ser uma narrativa, uma reflexão mais analítica, uma lista, um texto livre, um vídeo, um áudio incorporado. O que importa é que seja genuíno que a postagem diga algo verdadeiro sobre o que este semestre foi para você.
Agradeço de coração a cada um pela disposição de aprender em público, pela coragem de registrar o processo, pelas perguntas feitas nos comentários e nas salas, e pelas produções que foram tomando forma nos portfólios ao longo desse semestre.
Aguardo as postagens com muita curiosidade. Por favor, avisem aqui quando realizarem a postergam de vocês no e-portfólio individual.
Até amanhã, com gostinho de Copa do Mundo, de festejos juninos, de final de semestre...
Espero mesmo que ninguém falte amanhã.
Prof. Fernando
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Cartografar é habitar o território: reflexões sobre o mapeamento em Formação Docente e Tecnologias Digitais
PBL 12 - Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais no Ensino
No contexto do ensino superior, as Tecnologias Digitais (TD) passaram a ocupar um papel central tanto como objeto de investigação quanto com...
-
P ROBLEMA 1 - O que é tecnologia? Problema: Os documentos oficiais, inclusive a BNCC, indicam que na escola os alunos devem aprender com a...
-
Compartilho com todos a organização do nosso cronograma, já com a divisão dos temas. Esta divisão dos temas também serve como indicação pa...
-
Uma universidade pública brasileira, reconhecida regionalmente pela qualidade de seus cursos de graduação, iniciou recentemente um programa ...